"Enviar uma carta é um bom meio de ir a algum lugar sem mover nada a não ser o coração." (Phillis Theroux)

sexta-feira, 28 de maio de 2010

AULA NO LIE

Aula do dia 26/05
Uma MARAVILHA perceber a empolgação de vocês, queridos alunos!! Agora, posso me dirigir a todos, como leitores do blog! Que bom!! Fiquei mais motivada ainda em perceber o quanto estão se envolvendo no projeto.. Acontecerão muito mais fatos interessantes, tenho certeza!!

Todos conheceram os blogs parceiros e também aprenderam a postar comentários. Poucos fizeram porque o tempo foi escasso para tantas emoções!!

Agora, confiram as fotos da aula no LIE
 Silvana, Coordenadora do LIE e as monitoras do dia...Valeu!!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

CARTA AOS PAIS ou RESPONSÁVEIS


Para informar aos pais e responsáveis pelos alunos envolvidos no projeto, sobre o andamento do trabalho, nada melhor que uma CARTA, né?
Aqui está:

Vilhena, 24 de maio de 2010.

Senhores Pais ou Responsáveis,

Estou enviando-lhe esta carta com a intenção de comunicar e esclarecer quaisquer dúvidas sobre nossas atividades na escola. Na disciplina de Língua Portuguesa, estamos executando o Projeto “Trocando Cartas”, em parceria com outro projeto de Bariri (SP), “De carta em carta”.

Os objetivos principais são: trabalhar o gênero textual carta, trocar correspondências com os alunos de São Paulo, manter discussões dialógicas sobre os mais diversos assuntos, conhecer os blogs dos projetos, trabalhar coletivamente e incentivar a pesquisa.

Enquanto esperávamos as cartas de São Paulo, fizemos várias “rodas” de discussão e pesquisa sobre a cidade de Bariri e Vilhena. As correspondências de lá já chegaram no dia 03/05. A recepção de nossos alunos foi ótima e o aprendizado está sendo desenvolvido com sucesso. 

Conforme nosso cronograma do mês (abaixo), estamos na fase da reescrita das cartas e o envio está marcado para quinta-feira (27/05). Nesse dia, visitaremos os Correios (sito à Av. Paraná) e juntos postaremos as cartas.

Para isso, contamos com a colaboração dos senhores com o valor de R$ 0,70 (setenta centavos) e também, através da assinatura, a autorização para que o seu (a) filho (a) a continue participando desse projeto.

CRONOGRAMA I
Abril – sondagem, divulgação e pesquisa sobre cartas e as cidades de Bariri e Vilhena;
03/05 – recepção das cartas que chegaram de S.Paulo;
17/05 – escrita das cartas pelos alunos;
18/05 – conferência e revisão em duplas;
24/05 – reescrita e arte final das cartas e envelopes;
25/05 – aula no LIE (Laboratório de Informática Educacional) para conhecer os blogs: http://decartaemcarta.blogspot.com e http://trocandocartas.blogspot.com
27/05 -  ida aos correios e envio das correspondências.

Grata por sua compreensão,
Professora Nidiane A. Latocheski.



Eu, ____________________________________________________________,

responsável pelo (a) aluno (a): ______________________________________, do 6º ano A, conheço o projeto “Trocando Cartas” e autorizo meu filho a participar.
Villhena, _______/________/_______.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Produção das Primeiras Cartas

Esta semana, conseguimos organizar a produção das respostas às cartas aos novos amigos de Bariri. Está sendo fantástica a experiência! Muito aprendizado!

Segunda (17/05) foi o dia do Rascunho:

Thiago
Lindsei


Eduardo
 
Diana



nós...
Pedro Henrique

Thalita


























Nossa lista de assuntos sugeridos 
para escrever nas cartas


Hoje (18/05) Revisão em duplas - 
todos se ajudando para verificar se 
foi escrito tuuuudo o que queriam:



Pura concentração
Essa turma é só animação!!
Roteiro de revisão




PRÓXIMOS PASSOS:

Amanhã (19/05) Reescrita , Confecção dos Envelopes e Arte Final


Terça (25/05) - Postagem, pois, segunda será feriado municipal (Dia da Padroeira da cidade) e os Correios não estarão abertos.


quinta-feira, 6 de maio de 2010

CHEGARAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAM!!!

Que coincidência!!

O dia destinado ao nosso projeto é toda segunda e as cartas chegaram em nossas mãos na última segunda!!Durante a aula de leitura.

Quanta emoçããããão!!


Compartilhando informações sobre Bariri - SP

Em março, antes da greve dos educadores de Rondônia, fizemos algumas descobertas sobre a cidade de Bariri.

Mas, em abril, precisamente dia 20/04, que fizemos um círculo para compartilhar as informações e conhecimentos aprendidos. Foi muito bacana!! 
Os alunos gostaram muito de saber o significado e a origem (tupi guarani) da palavra que dá nome à cidade: 
“trecho de rio com cachoeiras com águas barulhentas e agitadas". 

Outro assunto que gerou inúmeras questões foi o histórico da criação da cidade de Bariri, que aconteceu nos
  "anos de 1765 até 1775, a Capitania de São Paulo era Governada por Dom Luiz Antonio de Souza, que também ficou conhecido como o grande urbanizador do interior paulista, já que foi o grande incentivador para que as pessoas formassem famílias ao redor de uma igreja, nas terras férteis às margens do rio Tietê."

ACIMA: Pátio da estação de Bariri, vista aérea, possivelmente por volta de 1960 (Foto Vinicio Carlos Leite - Cessão: Carlos Latuff). ABAIXO: Pátio de manobras em Bariri, possivelmente anos 1960 
(Autor desconhecido - Cessão: Carlos Latuff).


Fonte: Estações Ferroviárias do Brasil

NOSSA ESCOLA EM
VILHENA RONDÔNIA

" 6º ano A"





Todos esperam ansiosos as segundas para compartihar tudinho..






Projeto de Carta em Carta - professora Meire / Bariri - SP

Em Dezembro, quando fomos a Brasília receber o 4º Prêmio Professores do Brasil, conheci pessoalmente uma amiga virtual, blogueira, professora, que também recebeu seu prêmio com mérito. O nome dela é Meire e trata-se de uma pessoa fantástica, sensível, carinhosa, talentosa, guerreira, criativa...

Então, ao trocarmos algumas ideias planejamos a troca de cartas entre nossos alunos. Ela já realiza o projeto "De carta em Carta" ,pelo qual ela se inscreveu ao Prêmio.

Muito bacana mesmo a ideia de aproximar pessoas através das cartas.. Como já postei, minhas afinidades com esse meio de comunicação são muitas... Meus alunos ficaram muito felizes com a ideia.. então, começaram a pesquisar sobre Bariri, cidade de onde os novos amigos   viriam... Quanta ansiedade!!                                                                                                                                                       

terça-feira, 4 de maio de 2010

Frases sobre cartas

Achei um site só com frases sobre cartas!
Ameiii!!


"Quanto às cartas, eu costumo compô-las com palavras de uso diário." (Cícero)

"As duas cartas de amor mais difíceis de escrever são a primeira e a última." (Francesco Petrarca)

"Nenhum gênero epistolar é menos difícil do que uma carta de amor: apenas é preciso amor." (Raymond Radiguet)

"Se escrevi esta carta tão longa, foi porque não tive tempo para fazê-la mais curta." (Blaise Pascal)

"Cartas de amor são escritas não para dar notícias, não para contar nada, mas para que mãos separadas se toquem ao tocarem a mesma folha de papel." (Rubens Alves)

"A carta é telefonema antiquado, do tempo em que as pessoas sabiam escrever e ler." (Eno Teodoro Wanke)

"Cada carta é, em determinado sentido, um ser vivo, e suas relações com as vizinhas são o que poderia-se chamar de diplomáticas. Ao estudante cabe a tarefa de incorporar estas pedras vivas a seu templo vivente." (Aleister Crowley)

"As melhores cartas de amor de uma mulher são as que escreve ao homem que engana." (Lawrence Durrell)

"Escrevo-vos uma longa carta porque não tenho tempo de a escrever breve." (Voltaire)

"Enviar uma carta é um bom meio de ir a algum lugar sem mover nada a não ser o coração." (Phillis Theroux)

"A palavra mais simples e a carta mais grosseira são melhores, são mais educadas do que o silêncio." (Friedrich Nietzsche)

"Escrever cartas é a maneira mais deliciosa de perder tempo." (John Morley)

"Assim como as chaves abrem cofres, as cartas abrem corações."
(James Howell)

"As cartas são a alma do negócio." (James Howell)

"A carta não cora." (Cícero)

DEPOIMENTO PESSOAL - por Nidiane Latocheski

Desde muito pequena me interesso por cartas. Fui estimulada por primos, amigas, amigos, namorados a escrever, e principalmente, RECEBER cartas!!
Nossa!! Quanta emoção em ver no envelope o meu nome! Saber que alguém lembrou de mim.. Esses sentimentos são inevitáveis, porque corresponder significa vínculo.

Lembro-me que aos 9 anos escrevi minha primeira carta mais séria, de verdade! Daquelas que podemos postar e o destinatário receber.. foi à Adriana, minha prima que mora no Sul do país. Sempre íamos viajar para lá nas férias. Então, para continuar nossa amizade entre primas, resolvemos nos corresponder. as cartas demoravam em torno de 15 dias para chegarem em Vilhena/RO.
Também pude contar com tias e outros parentes na troca de correspondências.. E o legal é que eles dispensavam seu tempo, escrevendo pra mim..

Então, aos 14 uma amiga querida,  Shirley, foi embora para Cuiabá. Nos conhecíamos desde a 7ª série.. Nosso compromisso de amizade foi literalmente selado através das trocas de cartas. Até um caderno foi escrito por mim, contando a rotina adolescente da qual eu vivia e não mais compartilhava pessoalmente com ela..

Depois foi a vez dos namorados à distância..(nem tantos!) Mas, dois é o número exato! Robson - um namoradinho que tive aos 14 anos, de pouca duração. Ele estudava fora em uma Escola Agrotécnica e nos correspondíamos com alta carga emocional, frases de efeito, mensagens de carinho..Durou alugns meses apenas. Um fã paranaense (não conta como namorado) morou em algum tempo e mandou-me uma carta toda saudosista após ir embora daqui, com foto dele, planos de me ver novamente, de ter algo sério..mas, eu só tinha amizade por ele. Nem o respondi.. Mesmo porque meu interesse estava em outra pessoa, no meu primeiro amor. Essa é uma das histórias bem longas, que não caberia aqui..Trocamos muitas cartas e alimentavámos o sonho de nos rever quando tivéssemos condições.. namoramos assim por mais ou menos 3 anos... Puxei assunto por carta com ele, solicitando após uma das viagens ao sul uma letra de música (Faroeste Caboclo), pois, ele tocava violão. E ele me mandou a letra e as cifras em várias páginas datilografadas.. Foi um sonho, né? Depois as cartas ficaram cada vez mais frequentes. No meu aniversário de 18 anos, mandou-me um ursinho de presente.. Esse relacionamento rendeu, hein! rsrs .. mas, terminamos por falta de disponibilidade, devido à distância.

Depois, o noivado..
com meu marido, foi iniciada a troca de frases interessantes de pensadores.. ele depositava no armário onde guardava meus materiais na escola.. sim! ele também é professor. Nos conhecemos na escola, mas quando o vi pela primeira vez não gostei! Nem imaginava que ali no "antipático", "metido", "sabixão" teria minha felicidade completa e uma família tão linda.. Quando noivamos compramos cadernos e trocávamos a cada reencontro, pois, ele se mudou pra Porto Velho devido a uma proposta melhor de trabalho.. Ficamos noivando por 1 ano e trocando muitas confidências, planos, sonhos, muitos sonhos!! Quando dava também escrevíamos cartas.. tenho todas elas até hoje.. amareladas pelo tempo.


As primeiras entre amigos e parentes, infelizmente, não pude salvar da umidade e de ácaros.. então, precisei jogar fora, com muita dor no coração.. Lembro-me que contei mais de 100 cartas recebidas ao longo de 10 ou 12 anos.. hehe

Só quero concluir esse relato desejando que você, nobre leitor, possa encontrar parceiros de jornada para se corresponder muuuuito!! Vale muito a pena, porque as emoções são eternas.. EXPERIMENTE!!

Pesquisa sobre CARTA

Carta é objeto de correspondência, com ou sem envoltório, sob a forma de comunicação escrita, de natureza administrativa, social, comercial, ou qualquer outra, que contenha informação de interesse específico do destinatário, de acordo com a Legislação Brasileira.(LEI Nº 6.538, DE 22 DE JUNHO DE 1978. Que dispõe sobre os Serviços Postais.)


A carta é o elemento postal mais importante,é um meio de comunicação visual, constituída por algumas folhas de papel fechadas em um envelope, que é selado e enviado ao destinatário da mensagem através do serviço dos Correios.

Nos primórdios da entrega das cartas quem pagava a postagem era o destinatário e isso só se alterou com a criação dos selos quando se passou a, previamente, o remetente colocar na sobrecarta (envelope) a quantidade de selos correspondente ao porte (valor da tarifa de serviço), garantido assim a entrega da carta ou a sua restituição no caso de não ser encontrado o destinatário.

Atualmente a carta vem sendo substituída pelo e-mail que é a forma de correio eletrônico mais difundida no mundo, mas ainda há pessoas que pelo simples prazer de trocar correspondências físicas preferem utilizar o método da carta.

Fonte: wikipédia

Você sabe o que é um gênero textual??
Saiba mais com os slides abaixo: